Documentar: o bem necessário de Produtos — Parte 1

Ana "aninha" Pimentel
Produtei
Published in
4 min readJun 24, 2021

--

Se você é uma pessoa de Produtos e ainda não começou a documentar seu trabalho, saiba que está deixando algo relevante de lado. Se ainda não entrou para a área ou está em transição de carreira, preciso dizer que documentar é necessário.

Quantas vezes você já saiu de casa sem o RG ou CNH? Sempre que isso acontece comigo, penso: “Se eu morrer hoje, ninguém saberá quem eu sou”. Sei que é um exemplo extremamente drástico, mas já pensou no trabalho que o corpo de bombeiro ou até mesmo a polícia terá para identificar você nesse caso? Imagine que você se acidentou e ninguém encontra a sua carteira. Para qual hospital levar? Será que esse ser humano tem alguém para ligar? Enfim, eu sei que o exemplo não é dos mais felizes, mas é real e pode acontecer.

“Se eu não escrevi, eu não disse”

Hoje, utilizamos e-mails para documentar o que falamos. Temos conversas no WhatsApp e outras plataformas que podem servir como prova afirmativa ou negativa de um fato. Isso também é documento.

Podemos afirmar então que um documento é a prova de algo? Segundo o Google, sim. Um documento de identidade é a declaração ESCRITA que se reconhece OFICIALMENTE como PROVA de um estado, condição, habilitação, fato ou acontecimento. Já um documento histórico é um texto ou qualquer objeto que se conecta com a prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento de informação.

Logo, não preciso mais reforçar que documentar Produtos não é apenas trazer prova de vida como também de autenticidade de fatos para construir um elemento. Mas como sou teimosa e sei que você, pessoa desconfiada, não está convencida de que documentar é importante, quero trazer aqui alguns benefícios sobre o tema.

Bora lá?

Documentar traz clareza

Você está produtando algo neste momento? Te desafio a abrir um arquivo do word, ou um bloco de notas e começar a descrever seu produto. O que ele é? Para quem se destina? Como será desenvolvido? Como você medirá o sucesso dele? Quais benefícios para a empresa e para o cliente? Bom, se você travou em uma dessas perguntas, PERFEITO! Chegamos ao ponto que eu gostaria de falar.

Quando estamos escrevendo um texto, escolhemos as palavras certas porque sabemos que outras pessoas irão ler ou consultá-lo. Isso nos faz pensar. Pensar nos faz refletir. De repente, percebemos que o produto não estava tão pronto assim. Por esse motivo, documentar traz clareza.

Ao escrever, passamos a pensar em elementos que não haviam passado pela nossa mente e, dessa forma, conseguimos um resultado mais significativo porque exercitamos e exploramos novas possibilidades do produto. Esse processo de clarificação é de extrema importante para nós, Pessoas de Produto, pois precisamos no mínimo saber o que estamos fazendo.

Ah! Vale dizer que a clareza não é apenas para a pessoa que documenta, mas também aos que terão acesso a ele. Com isso, vamos ao segundo ponto.

Documentar é democratizar o conhecimento

“Fulana foi embora e o conhecimento sobre o produto foi junto”

Quantas vezes nos deparamos com essa situação? Eu mesma, várias vezes! Em todas elas senti aquele ódio mortal por não encontrar nem um e-mail sequer que explicasse o funcionamento da feature e em algumas situações cheguei até a entrar em contato com a pessoa que não tem mais nada a ver com a empresa.

Quando nos negamos a criar documentações ou acreditamos ser desnecessário, indiretamente estamos dizendo que “nem todos precisam saber”. Sem contar na aparência de “detentores intocáveis do conhecimento” que passamos aos demais. Amores, isso não é necessário!

Documentar é democratizar o conhecimento. As pessoas passam a nos amar pelo menos um pouquinho porque não precisam correr atrás de nós para saber um detalhe do Produto ou regra de negócio. A informação está disponível a todos! Vale lembrar que documentar no Jira, NÃO É DOCUMENTAR! Ok? A não ser que TODOS na sua empresa tenham acesso. Inclusive o time de suporte.

Também não basta documentar e manter o material guardado a sete chaves. Espalhe ele pela empresa. Envie aos seus Stakeholders ou interessados e peça que deixem comentários. Dessa forma, você terá mais pessoas construindo o produto e pensando em possibilidades que ainda não haviam passado pela sua cabeça.

Documentar é deixar legado

Sim! É isso mesmo que você leu. L-E-G-A-D-O.

Ao criar um documento explicando sobre o produto e tornando-o acessível a todos, é o seu nome que estará lá. Você deixa provas concretas do seu trabalho. O que muitas vezes é difícil de se ter. Vivemos tão enfurnados em reuniões que já virou meme o fato de trabalharmos apenas quando a agenda está cheia. Mas este é um assunto para outro post.

O ponto é que a documentação pode auxiliar no processo de onboarding de novas pessoas, independentemente da área, pode te ajudar a passar conhecimento e, caso um dia você deixe a empresa, o seu trabalho continuará lá. Além disso, você não se esquecerá das regras de negócio que definiu (kkk rindo, mas de nervoso).

Concluindo…

Documentar te ajuda a clarificar o produto, a compartilhar o que você tem feito e ainda deixa sua marca na empresa como prova do lindo trabalho que você fez.

É melhor prevenir do que remediar e o que não tem remédio remediado está. A documentação de um produto pode salvar vidas! Na verdade, ela salva a sua vida!

“Ok, Aninha. Entendi que documentar é importante. Mas como eu começo?”

Ah! Pessoinha de produtos, isso eu trarei no próximo post. Quero compartilhar com vocês o documento que utilizo hoje aqui da Gamers Club.

Nos vemos na próxima publicação ;)

--

--